Blog Automobilismo em Debate


MINHA MANHÃ QUASE INESQUECÍVEL

Foto: Grande Prêmio

SALVADOR - Depois de alguns meses dedicando-me mais ao lado profissional resolvi voltar e dar as caras aqui no AEMD novamente. E foi justamente devido a um fato especial e quase inesquecível que isso ocorreu. Relembrei do auge do automobilismo brasileiro em pistas internacionais em meados da década de 80.

O sucesso de Nelsinho Piquet me fez vibrar e gritar de alegria no fim da manhã do último domingo. Ao ver o filho do meu eterno ídolo liderando um GP, e logo o que o pai estreou a trinta anos atrás, quase tive um troço em frente a TV.

Há uma explicação para o "quase" ressaltado no título deste artigo. Tenho certeza que este é apenas o início da firmação de uma nova promessa no circo da F1 que ao lado de outros jovens pilotos comandarão a categoria nos próximos anos. Rosberg, Hamilton, Kubica, Sutil, Glock, Vettel e Piquet serão a realidade daqui para frente. Na F1 não há mais lugar para dinossauros como Rubinho, David, Fisico e outros. Eles devem se aposentar em poucas provas e uma nova geração será coroada.

O GP da Alemanha é especial para os brasileiros, nele Rubinho ganhou sua primeira prova tendo largado da 18ª posição, Senna e Piquetzão fizeram seus nomes no passado e Piquetzinho começou a fazer o seu neste domingo depois de ver-se na rabeira, ao lado de carros do peso das Force India.

Assistir às corridas ganhou um significado especial para mim. Se Nelsinho tiver um bom carro será campeão futuramente.

Podem apostar.



Escrito por Góis às 20:18
[   ] [ ]




Por: THIAGO RAPOSO (Blog Café com F1)

Foto: Grande Prêmio

CAMPINAS - Mês de Julho, meio do ano, meio de temporada para a maioria das categorias. Hora de fazer um balanço geral das principais categorias pelo Brasil e pelo mundo.

GP2: Faltando cinco etapas para acabar o ano, o que vemos é uma caçada ao italiano Giorgio Pantano. O piloto tem 50 pontos e atrás dele temos o brasileiro Bruno Senna com 39. Senna vai precisar ser mais constante e errar menos se quiser conquistar o título. Uma pena que o Di Grassi tenha entrado tão tarde, pois pelo o que ele vem fazendo, não tenho dúvidas que estaria na briga.

INDY: A meu ver, o campeonato acabou. Faltando apenas seis corridas, Dixon tem a "faca e o queijo" na mão. Com 63 pontos na frente do seu principal concorrente, o brasileiro Hélio Castroneves e com o melhor carro do grid, o neozelandês vai vencer o campeonato que lhe escapou no ano passado.

NASCAR: Um banho do Kyle Busch. O piloto está dominando de forma magnífica a temporada de 2008. Foram sete vitórias na temporada, o que lhe garante, por enquanto, 70 pontos extras nos "Play-Off". Atrás dele temos: Carl Edwards com três vitórias, Kasey Kahne com duas vitórias e Dale Earnhardt Jr., Jeff Burton, Jimmie Johnson e Denny Hamlin com uma vitória cada.

STOCK: A Copa Andreas Mattheis também não deve sair do script atual. Das cinco corridas da temporada, quatro foram vencidas por carros de Matheis. Ricardo Maurício venceu três e Marcos Gomes venceu uma. Só Cacá Bueno conseguiu vencer uma, em Santa Cruz do Sul, mas não parece ter carro para ameaçar os pilotos da Medley. Resta ver qual dos dois leva esta.

MOTO GP: Aqui a briga está acirrada. Valentino Rossi lidera a temporada, mas Casey Stoner vem a sua caça, de forma ameaçadora. Nas últimas três corridas, o australiano venceu e destruiu a diferença que os líderes tinham para ele. E para apimentar ainda mais a disputa, Daniel Pedrosa também está na briga, é o vice-líder do campeonato e não é um piloto para se desprezar.

Semana que vem eu volto, para falar de Superbike, DTM, Fórmulas 3 pelo mundo, Truck dentre outras.

http://cafecomf1.blig.ig.com.br



Escrito por Góis às 19:59
[   ] [ ]




Por: THIAGO RAPOSO (Blog Café com F1)

Foto: Grande Prêmio

CAMPINAS - Fim de semana verde e amarelo pelo mundo. Foram muitos os destaques dos pilotos brasileiros pelas várias categorias mundiais.

Tudo começou na Quinta-Feira, com a ida do brasileiro Ricardo Zonta ao pódio na Rolex (Grand am). O piloto que tem como companheiro Nic Jonsson, conquistou sua melhor colocação na temporada.

Na Indy Pro (lights), o brasileiro Raphael Matos venceu mais uma na categoria. Como se tratava de uma rodada dupla, na segunda corrida Matos e Bia Figueiredo foram ao pódio, em segundo e terceiro respectivamente.

Na GP2 foi ainda melhor. Bruno Senna e Lucas di Grassi conquistaram a primeira dobradinha brasileira na categoria. Isto porque Di Grassi já havia subido no pódio na primeira corrida.

Na Fórmula 1 tivemos a felicidade de ver novamente Rubens Barrichello no pódio. Foi muito legal vê-lo lá em cima, ainda mais sabendo dos problemas que a equipe Honda enfrenta e da necessidade de resultados do piloto para garantir sua renovação de contrato.

Fantástico Fábio Carbone na World Series by Renault. O piloto conquistou sua primeira vitória na categoria, e primeira vitória do Brasil também. Carbone largou na pole e venceu de ponta a ponte, sem dar chances a ninguém.

Para fechar, mais um pódio verde e amarelo. Na Indy car, Tony Kanaan, depois de uma prova tumultuada, cheia de bandeiras amarelas, chegou na terceira posição.

Parabéns Brasil !!!

http://cafecomf1.blig.ig.com.br



Escrito por Góis às 20:57
[   ] [ ]




Por: THIAGO RAPOSO (Blog Café com F1)

Foto: Fórmula Truck

CAMPINAS - A Fórmula Truck chega no próximo fim de semana em Interlagos. Depois de muita briga nos bastidores, a categoria foi liberada para correr no autódromo. De um lado tem os organizadores da Fórmula 1 que acusa a Truck de causar danos ao asfalto e dou outro o pessoal dos caminhões dizendo (e provando) que não, que tudo não passa de interesse comerciais.

Em entrevista ao blog "F1 Girls", Eduardo Homem de Mello, comentarista da Fórmula Truck na Band disse o seguinte: "Isso é uma grande bobagem lançada e alimentada por promotores da Fórmula 1 no Brasil. Eles são os únicos responsáveis por esta acusação que visa proibir a Fórmula Truck de utilizar o autódromo de Interlagos sob a alegação de que a FIA cobra a preservação do asfalto, quando na verdade o conflito é comercial, já que os patrocinadores da F-1 não se entendem com os da Truck. Para combater esta afirmação equivocada, basta ver o calendário da Truck européia e veremos que ela realiza ou já realizou corridas em vários autódromos que também recebem a Fórmula 1, e com caminhões em torno de 30% mais pesados do que os nossos. Temos laudos específicos realizados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que atestam que a F-Truck não prejudica em absolutamente nada o piso ou zebras e áreas de escape em Interlagos. Além disso, a F-Truck leva a Interlagos um público tão grande quanto o da F-1 (60, 70 mil pessoas), mas sem consumir milhões de dólares em publicidade ou mimos para a FIA."

Nesta semana, foi divulgado pelo blog do Téo José, que "quarta-feira (02/07) será feito um laudo, com a presença dos dirigentes do autódromo de Interlagos, para saber a situação atual do asfalto da pista. E na segunda-feira, depois da quinta etapa da Fórmula Truck, que acontece neste domingo, uma nova avaliação vai ser realizada. Além disso, 40 quilos do produto especial (e importado) para se colocar em cima de óleo, caso role um vazamento, também já foram providenciados para o fim de semana. Claro, tudo por conta da categoria.".

Por outro lado, temos jornalistas de respeito como o Fábio Seixas que escreveu no seu blog: "se eu tinha alguma dúvida sobre o estrago que a Fórmula Truck causa no asfalto, não tenho mais. Não falo nem das corridas, mas dos tais "zerinhos" que os caminhões dão em plena Reta dos Boxes. Um absurdo.".

Bem, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas é um instituto sério e ele dará a resposta semana que vem se Interlagos sofreu algum dano. De qualquer forma, julgando que prejuízos acontecerão ao asfalto, a Truck diz que se responsabiliza pelas obras de correção.

http://cafecomf1.blig.ig.com.br



Escrito por Góis às 11:26
[   ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Homem
Histórico
Categorias
  Todas as Categorias
  Calendário F1
  Calendário F-Indy
  Expediente
  Homenagens
  Calendário Nascar Sprint
Outros sites
  Blog do Capelli
  Blog do Flávio Gomes
  Blog do Téo José
  Blog da Aline Multiply
  Blog do Velocidade.org
  Blog do F1 Grand Prix
  Blog do Fábio Seixas
  Blog do Café com F1
  Blog do Marcelonso
  Blog do Ico
  Blog da Alessandra
  Blog do Roberto Figueroa
  Blog do Sérgio Lago
  Blog do Victal
  Blog do Paddock F1
  Blog do Pandini
  Blog do Lívio Oricchio
  Blog do Rodrigo Mattar
  Blog do BrF1
  Futebol NE
  Futebol BA
  Leão da Barra
  Blog da Confraria do Esp.
  Blog do P.V.C.
  Rádio Rock Freeday
  Rádio Rockalicious
  Dicionário/Tradutor